Ubu Rei
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Nesta edição comemorativa de cinco anos da editora Ubu, as dobras da encadernação formam envelopes que guardam impressos ligados à trajetória dessa peça icônica, como o ingresso da primeira encenação, manuscritos de Alfred Jarry e obras de Dora Maar, Miró, Lina Bo Bardi, Max Ernst, Picasso e Raymond Savignac. Os jogos tipográficos fazem referência ao universo do autor, precursor das vanguardas do início do século 20.
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2021
assistente Lívia Takemura
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2021
assistente Lívia Takemura
editorial, literatura, ubu
Lotus Lobo Fabricação Própria
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A exposição Fabricação Própria reuniu, no galpão do Sesc Pompeia, 60 anos da produção artística da artista mineira Lotus Lobo.
Boa parte da obra de Lotus consiste na apropriação e deslocamento de materiais já obsoletos da produção gráfica industrial, partindo de um precioso acervo coletado nas antigas estamparias de Juiz de Fora. Trata-se, portanto, de uma operação simultânea de preservação e ressignificação.
A sobreposição de camadas e a incorporação do acaso, estão entre as estratégias mais frequentes da artista, e são esses procedimentos que norteiam a identidade da exposição e o projeto do catálogo.
Como em uma matriz de impressão, que contém a informação de apenas uma das camadas de cor, a tipografia da exposição é desprovida da parte interna das letras. No painel de abertura, chapas de acrílico vazadas com o título são sobrepostas, tanto no na rua interna do Sesc, quanto dentro do galpão.
O catálogo articula uma operação complexa de reaproveitamento e deslocamento das chapas de impressão, incorporando o resultado aleatório dessa operação.
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2021
com Flavia Castanheira
assistente Julia Paccola
curadoria Marcelo Drummond
arquitetura Helena Cavalheiro
fotos da exposição Nino Andrés
Boa parte da obra de Lotus consiste na apropriação e deslocamento de materiais já obsoletos da produção gráfica industrial, partindo de um precioso acervo coletado nas antigas estamparias de Juiz de Fora. Trata-se, portanto, de uma operação simultânea de preservação e ressignificação.
A sobreposição de camadas e a incorporação do acaso, estão entre as estratégias mais frequentes da artista, e são esses procedimentos que norteiam a identidade da exposição e o projeto do catálogo.
Como em uma matriz de impressão, que contém a informação de apenas uma das camadas de cor, a tipografia da exposição é desprovida da parte interna das letras. No painel de abertura, chapas de acrílico vazadas com o título são sobrepostas, tanto no na rua interna do Sesc, quanto dentro do galpão.
O catálogo articula uma operação complexa de reaproveitamento e deslocamento das chapas de impressão, incorporando o resultado aleatório dessa operação.
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2021
com Flavia Castanheira
assistente Julia Paccola
curadoria Marcelo Drummond
arquitetura Helena Cavalheiro
fotos da exposição Nino Andrés
identidade visual, exposição, editorial, arte, sesc
Robison Crusoe
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/5f9f66564a76b1e849dd2b719c9e1d66c52ad31dd5873a1609c6ed6bec7633ff/ubu9627.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/3d28f84765ab3fe7cfc68a59a701fdc726b778bb555cfc4c7dc14ab19f280d80/ubu9658.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/2135a7073fbe2829817088a75b5a931e9fe4b246c4af0d6e4c4f960645c71b1d/animacao_-Robison-Crusoe-site.gif)
Esta edição de Robinson Crusoe foi ilustrada pelo artista argentino Nicolas Robbio. Além dos desenhos, o projeto tem uma “ampulheta gráfica” que conta o tempo em que o náufrago permanece na ilha: o livro começa com um cinza claro no fundo, e essa cor vai baixando gradativamente ao longo das páginas, dando lugar ao branco do papel. Quando Robinson retorna à Inglaterra, a página está totalmente branca.
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2021
assistente Lívia Takemura
desenhos Nicolás Robbio
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2021
assistente Lívia Takemura
desenhos Nicolás Robbio
editorial, literatura, ubu
Daido Moriyama
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/581f15e28c856f1a97ef23241252c67770b4ce457ab8301ec3f6572f72d36277/_MG_6925-.png)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/f2378a02be67802ca72c8b180c3855c05a7e44a1892c141f991299dc61a01c51/_MG_7005-.png)
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![](https://freight.cargo.site/t/original/i/e6cd69754caa60af443e14835a62a6b07c3a6f69c91dde502acf1ee3f49ecf06/_MG_6930-.png)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/c925a5770b8e505c0a781e16c9ec82733e9a5cc4026b9d3229f9fb30339a681a/_MG_6948-.png)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/010c1a51cca32acd8e9742bba97cc3a9bc5c81c4d8868049e6b5e99906210132/_MG_7157-.png)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/0a5f0a8921703e1fc48c6a88a2c60a048bf9d70d8e6d2f5025d4a05a2bb07445/animacao_-Daido-Moriyama-site-2.gif)
Exposição retrospectiva do fotógrafo japonês Daido Moriyama que ocupou dois andares do Instituto Moreira Salles em São Paulo.
Sob as obras, faixas impressas e coladas nos painéis combinavam as informações textuais com sequências de reproduções das páginas das publicações do artista, que teve livros e revistas como seus principais meios de expressão. Na parede de abertura, em alguns dos painéis de obras, e nos elevadores do Instituto, as padronagens montadas a partir da repetição de uma imagem usadas como papel de parede por Moriyama foram recriadas e usadas como fundo, transformando a exposições em um espaço imersivo e polifônico.
O catálogo tem dois sentidos de leitura, em um deles uma sequência de reproduções das fotografias ocupam todas as páginas formando uma narrativa exclusivmente visual; no outro, páginas com fundo amarelo abrigam a decupagem completa das principais publicações do artista, seguidas dos textos.
Este livro foi também publicado em inglês pela editora alemã Prestel.
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2022
curadoria Thyago Nogueira
assistente Julia Paccola
Sob as obras, faixas impressas e coladas nos painéis combinavam as informações textuais com sequências de reproduções das páginas das publicações do artista, que teve livros e revistas como seus principais meios de expressão. Na parede de abertura, em alguns dos painéis de obras, e nos elevadores do Instituto, as padronagens montadas a partir da repetição de uma imagem usadas como papel de parede por Moriyama foram recriadas e usadas como fundo, transformando a exposições em um espaço imersivo e polifônico.
O catálogo tem dois sentidos de leitura, em um deles uma sequência de reproduções das fotografias ocupam todas as páginas formando uma narrativa exclusivmente visual; no outro, páginas com fundo amarelo abrigam a decupagem completa das principais publicações do artista, seguidas dos textos.
Este livro foi também publicado em inglês pela editora alemã Prestel.
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2022
curadoria Thyago Nogueira
assistente Julia Paccola
exposição, fotografia, instituto moreira salles, prestel
O Curso do sol
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/4ed6ec3f0cd387a3c3cb77f77d5d0fd1833a465058818942295f7160f08a947d/animacao_-o-curso-do-sol-site_curto.gif)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/51ba1d09c3e95b1d848d527e37faa5fc118427bf11c97cd9366f14652e8c828b/O_Curso_Do_Sol_VISTAS6EdouardFraipont16082023Mid.jpg)
Reunindo cerca de quarenta artistas, esta exposição da Galeria Gomide&Co em São Paulo, teve como tema a diáspora japonesa na América Latina.
O catálogo é trilíngue (português, inglês e japonês) sendo que o japonês está no sentido oriental de leitura. A simetria, decorrente dos dois sentidos, é marcada por degradês, que fazem uma referência à variação da luz do sol ao longo do dia. No centro, com fundo branco, estão as reproduções das obras. Inspirada na tradição japonesa, a sobrecapa, tem dobras diagonais que formam triângulos, e o título é impresso em hotstamping dourado.
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2023
assistentes Julia Paccola e Nikolas Suguiyama
O catálogo é trilíngue (português, inglês e japonês) sendo que o japonês está no sentido oriental de leitura. A simetria, decorrente dos dois sentidos, é marcada por degradês, que fazem uma referência à variação da luz do sol ao longo do dia. No centro, com fundo branco, estão as reproduções das obras. Inspirada na tradição japonesa, a sobrecapa, tem dobras diagonais que formam triângulos, e o título é impresso em hotstamping dourado.
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2023
assistentes Julia Paccola e Nikolas Suguiyama