Ubu Rei

Nesta edição comemorativa de cinco anos da editora Ubu, as dobras da encadernação formam envelopes que guardam impressos ligados à trajetória dessa peça icônica, como o ingresso da primeira encenação,  manuscritos de Alfred Jarry e obras de Dora Maar, Miró, Lina Bo Bardi, Max Ernst, Picasso e Raymond Savignac. Os jogos tipográficos fazem referência ao universo do autor, precursor das  vanguardas do início do século 20.


2021

assistente Lívia Takemura


editorial, literatura, ubu



Lotus Lobo Fabricação Própria


A exposição Fabricação Própria reuniu, no galpão do Sesc Pompeia, 60 anos da produção artística da artista mineira Lotus Lobo.

Boa parte da obra de Lotus consiste na apropriação e deslocamento de materiais já obsoletos da produção gráfica industrial, partindo de um precioso acervo coletado nas antigas estamparias de Juiz de Fora. Trata-se, portanto, de uma operação simultânea de preservação e ressignificação.

A sobreposição de camadas e a incorporação do acaso, estão entre as estratégias mais frequentes da artista, e são esses procedimentos que norteiam a identidade da exposição e o projeto do catálogo.

Como em uma matriz de impressão, que contém a informação de apenas uma das camadas de cor, a tipografia da exposição é desprovida da parte interna das letras. No painel de abertura, chapas de acrílico vazadas com o título são sobrepostas, tanto no na rua interna do Sesc, quanto dentro do galpão. 

O catálogo articula uma operação complexa de reaproveitamento e deslocamento das chapas de impressão, incorporando o resultado aleatório dessa operação.


2021

com  Flavia Castanheira
assistente Julia Paccola
curadoria Marcelo Drummond
arquitetura Helena Cavalheiro
fotos da exposição Nino Andrés


identidade visual, exposição, editorial, arte, sesc



Robison Crusoe

Esta edição de Robinson Crusoe foi ilustrada pelo artista argentino Nicolas Robbio. Além dos desenhos, o projeto tem uma “ampulheta gráfica” que conta o tempo em que o náufrago permanece na ilha: o livro começa com um cinza claro no fundo, e essa cor vai baixando gradativamente ao longo das páginas, dando lugar ao branco do papel. Quando Robinson retorna à Inglaterra, a página está totalmente branca.  


2021

assistente Lívia Takemura
desenhos Nicolás Robbio

 editorial, literatura, ubu



Daido Moriyama


Exposição retrospectiva do fotógrafo japonês Daido Moriyama que ocupou dois andares do Instituto Moreira Salles em São Paulo.

Sob as obras, faixas impressas e coladas nos  painéis combinavam as informações textuais com sequências de reproduções das páginas das publicações do artista, que teve livros e revistas como seus principais meios de expressão. Na parede de abertura, em alguns dos painéis de obras, e nos elevadores do Instituto, as padronagens montadas a partir da repetição de uma imagem usadas como papel de parede por Moriyama foram recriadas e usadas como fundo, transformando a exposições em um espaço imersivo e polifônico.

O catálogo tem dois sentidos de leitura, em um deles uma sequência de reproduções das fotografias ocupam todas as páginas formando uma narrativa exclusivmente visual; no outro, páginas com fundo amarelo abrigam a decupagem completa das principais publicações do artista, seguidas dos textos. 

Este livro foi também publicado em inglês pela editora alemã Prestel.


2022
curadoria Thyago Nogueira
assistente Julia Paccola


exposição, fotografia, instituto moreira salles, prestel


O Curso do sol


Reunindo cerca de quarenta artistas, esta exposição da Galeria Gomide&Co em São Paulo, teve como tema a diáspora japonesa na América Latina. 

O catálogo é trilíngue (português, inglês e japonês) sendo que o japonês está no sentido oriental de leitura. A simetria, decorrente dos dois sentidos, é marcada por degradês, que fazem uma referência à variação da luz do sol ao longo do dia. No centro, com fundo branco, estão as reproduções das obras. Inspirada na tradição japonesa, a sobrecapa, tem dobras diagonais que formam triângulos, e o título é impresso em hotstamping dourado.

2023
assistentes Julia Paccola e Nikolas Suguiyama

arte, editorialexposição, Gomide&Co