Identidade CCSP


A nova identidade visual do Centro Cultural São Paulo foi inspirada na arquitetura do prédio – as camadas, o cruzamento das rampas, a horizontalidade e a possibilidade de atravessamento. O CCSP é um dos equipamentos culturais mais vivos e democrático da cidade, e o fluxo constante dos usuários é uma marca do espaço.

Por isso, o logotipo não é apenas uma marca fechada em si, mas um comportamento gráfico: uma faixa que cruza o campo visual, atravessando e passando a sensação de movimento, de fluxo. Este conceito se desdobra também no comportamento das imagens e da tipografia, que aparecem sempre repetidas e deslocadas no campo visual. A identidade se constrói de forma colaborativa com as equipes internas, que têm liberdade nas aplicações, já que a proposta é aberta e permite uma gama enorme de soluções gráficas.

Assim como os percursos no edifício e a programação, que permitem novas perspectivas e transversalidades, a linguagem gráfica soma camadas e atravessa elementos, ecoando a dinâmica pulsante e sempre tão fascinante do CCSP.


2019

com Vitor Cesar

identidade visual, instituição cultural, ccsp