Daido Moriyama







Exposição retrospectiva do fotógrafo japonês Daido Moriyama que ocupou dois andares do Instituto Moreira Salles em São Paulo.
Sob as obras, faixas impressas e coladas nos painéis combinavam as informações textuais com sequências de reproduções das páginas das publicações do artista, que teve livros e revistas como seus principais meios de expressão. Na parede de abertura, em alguns dos painéis de obras, e nos elevadores do Instituto, as padronagens montadas a partir da repetição de uma imagem usadas como papel de parede por Moriyama foram recriadas e usadas como fundo, transformando a exposições em um espaço imersivo e polifônico.
O catálogo tem dois sentidos de leitura, em um deles uma sequência de reproduções das fotografias ocupam todas as páginas formando uma narrativa exclusivmente visual; no outro, páginas com fundo amarelo abrigam a decupagem completa das principais publicações do artista, seguidas dos textos.
Este livro foi também publicado em inglês pela editora alemã Prestel.
—
2022
curadoria Thyago Nogueira
assistente Julia Paccola
Sob as obras, faixas impressas e coladas nos painéis combinavam as informações textuais com sequências de reproduções das páginas das publicações do artista, que teve livros e revistas como seus principais meios de expressão. Na parede de abertura, em alguns dos painéis de obras, e nos elevadores do Instituto, as padronagens montadas a partir da repetição de uma imagem usadas como papel de parede por Moriyama foram recriadas e usadas como fundo, transformando a exposições em um espaço imersivo e polifônico.
O catálogo tem dois sentidos de leitura, em um deles uma sequência de reproduções das fotografias ocupam todas as páginas formando uma narrativa exclusivmente visual; no outro, páginas com fundo amarelo abrigam a decupagem completa das principais publicações do artista, seguidas dos textos.
Este livro foi também publicado em inglês pela editora alemã Prestel.
—
2022
curadoria Thyago Nogueira
assistente Julia Paccola